A RÁDIO

A RÁDIO

A Rádio Turvo Ativo FM 87,9 Mhz, é uma emissora comunitária  que opera com 25 Watts de potência. A sede fica localizada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no centro de Turvo/PR, próximo a Igreja matriz. A história da rádio remonta ao inicio dos nos 90, quando Evaldo Halma (In Memoriam) e Osni Lustosa juntaram-se com seus amigos e construíram um transmissor de rádio caseiro. Assim, um grupo de amigos começaram a brincar de fazer rádio, tudo era improvisado desde o transmissor passando pelos locutores e os equipamentos. A brincadeira durou pouco tempo, pois logo vieram ameaças de denuncias por parte de alguns moradores e a “Rádio Exclusiva FM” deixa de existir, tendo um tempo muito curto de existência. Naquela época tudo era improvisado, mas o sonho de Osni Lustosa foi com o passar dos anos ficando cada vez mais forte e tomando um rumo para se concretizar.

Estudio Ao Vivo - Visão Ampla.

Estúdio Ao Vivo – Visão Ampla. Foto: Arquivo Turvo Ativo FM

A história da Rádio Comunitária em Turvo inicia no ano de 1998, com a lei 9612/98 que cria o serviço de radiodifusão comunitária no Brasil. A partir da iniciativa de algumas lideranças e entidades do município, no mesmo ano começam os trabalhos para que Turvo tivesse sua emissora Comunitária. Inicialmente, existia a idéia de uma entidade concorrer à execução do serviço, o que mais tarde não foi concretizado. Em 1998 foram protocoladas três demonstrações de interesse. No dia 18 de março de 1999 foi publicado o aviso de habilitação, em virtude desta disputa entre as entidades pela execução do serviço em Turvo, ocorreu o arquivamento de todos os processos.

No ano de 2001, Osni Lustosa que estava trabalhando em Foz do Iguaçu participa do Fórum Estadual de Rádios Comunitárias, promovido pela ABRAÇO – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária. Já em 2002 ele volta para Turvo determinado em concretizar seu sonho. Foram varias tentativas de conversa com as lideranças das entidades que haviam participado do aviso de habilitação, para tentar agilizar o processo com as entidades existentes. Depois de uma conversa com Gilmar Moreira do Amaral, sobre a dificuldade de abertura das entidades, os dois decidem formar um grupo para discutir a fundação de uma associação e por meio desta iniciar um projeto para montagem de uma RÁDIO VERDADEIRAMENTE COMUNITÁRIA EM TURVO. Em meados do ano 2005, um grupo de 14 pessoas se organizou para discutir a implantação de uma rádio comunitária em Turvo. O que era um desejo de todos, revelou-se um grande sonho coletivo da comunidade Turvense, já que a comunicação comunitária,valoriza  a  cultura  local,  da  voz aos sujeitos, bem como, é parte do processo de construção da autonomia da sociedade.

Montagem da torre de transmissão no dia 07 de setembro de 2013. Foto: Arquivo Turvo Ativo FM.

Montagem da torre de transmissão no dia 07 de setembro de 2013. Foto: Arquivo Turvo Ativo FM.

No ano de 2005 é fundada a Associação Cultural Rádio Comunitária Turvo – ACRCT. Assim que foi fundada a ACRCT Gilmar e Osni buscaram contato com varias lideranças de entidades representativas  da  sociedade  civil,  da comunidade e do poder publico local buscando unir todos em prol da mesma causa. Durante a espera da outorga da rádio comunitária, foram realizadas oficinas de rádio e comunicação comunitária em colégios, foram exibidos filmes e organizados debates sobre temas relevantes para sociedade. Depois de 4 anos de espera é divulgado o aviso de habilitação numero 28 em 12 de maio de 2009, coincidentemente dia do aniversario do município. No dia 13 de maio foi iniciado a coleta de assinaturas no manifesto de apoio para a ACRCT executar o serviço de radiodifusão comunitária em Turvo. Foram 2.812 assinaturas em favor da ACRCT, uma demonstração surpreendente de apoio da comunidade turvense. No dia 23 de março de 2011, depois de 13 anos de espera, é publicada a portaria que autoriza o funcionamento da radio comunitária em Turvo, sendo que no dia 11 de outubro de 2012 foi concedida a licença de operação, concretizando assim um processo histórico para o município, marcado pela luta de varias lideranças e entidades. De Outubro de 2012 até o mês de agosto de 2013 foram feitas as obras de adaptação e montagem do estúdio na sede da ACRCT. Em 22 de Setembro de 2013 entra no em caráter experimental a Radio Turvo Ativo FM 87,9, com o slogan “A Rádio de Todas as Vozes”, sendo que em 01 de outubro inicia a programação completa da emissora 24 horas por dia, voltada aos interesses da comunidade. Os programas são voltados para o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico, a rádio apresenta mensagens de utilidade pública, saúde e qualidade de vida. As notícias locais são prioridade em seu jornalismo diário, o que contribui com o dia-a-dia do ouvinte.

LOGO ACRCTLOGO FINAL2