Noticias
O município de Turvo sediou o encontro do Núcleo de Cooperação Socioambiental
A iniciativa, promovida pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, promove a governança participativa, escuta ativa e mobilização para melhorar a vida e a sustentabilidade nos municípios paranaenses.Neste encontro participaram representantes do poder público, ONGs, universidades, movimentos sociais, instituições e outros grupos organizados da nossa região. O Objetivo foi discutir soluções as para os desafios e questões relacionadas à qualidade ambientais e desenvolvimento.
Fernando, agricultor agroecologista da localidade de Campina das Palmeiras, avaliou o encontro como “positivo para a produção sustentável e os grupos organizados”. Já Roseli Eurich, representante do IAF afirmou que o evento “foi um marco para o município, bem como, as discussões são fundamentais, pois permitem a troca de experiências entre os munícipios, associações e instituições diversas”. Zuleide Maccari, assessora do presidente da Itaipu, Ênio Verri, Afirmou que “o governo Federal e Itaipu além de produzir energia também está para cuidar das pessoas”. Participaram ainda do evento e ressaltaram a sua importância o vice prefeito Carlinhos e o presidente da Câmara Vereador Diurda.
Ouça “ITAIPU BINACIONAL E ITAIPU PARQUETEC REALIZAMM ENCONTRO REGIONAL EM TURVO” no Spreaker.
Sobre os Núcleos
Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram constituídos em 2024, a partir do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa está alinhada às estratégias do Governo Federal para o meio ambiente e a transformação social. A estratégia abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina. Eles constituem um espaço de escuta ativa, formativos e educacionais, baseados na metodologia da governança participativa. A ideia é que as instituições parceiras se mobilizem coletivamente para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades.








